Lollapalooza: artistas que você precisa conhecer
Depois de dois anos sem festivais de música, finalmente, em março deste ano, tivemos mais uma edição do Lollapalooza. Assim como em todos eventos anteriores, o line-up contou com artistas que muitas pessoas nunca ouviram falar ou, pelo menos, acham que não ouviram. Por esse motivo, nós, do Tudo Pop separamos alguns dos nomes que fizeram parte do evento e que você precisa conhecer. Quem sabe na próxima edição você não estará lá na grade do show, hein? Vem conferir!
Os festivais de música sempre arrastaram uma multidão de fãs e entusiastas. Alguns compram seus ingressos antes mesmo de saber quais artistas virão, apenas pelo prazer de curtir um dia inteirinho de música dos mais diferentes gêneros. Outros, por sua vez, preferem assistir as transmissões diretamente de casa. Não importando a forma como você curte o festival, certos artistas precisam estar na sua próxima playlist! Quem são eles? Continue lendo para descobrir!
Vá direto ao ponto:
O que é o Lollapalooza
Não é difícil encontrar quem já saiba tudo sobre o festival, mas, não custa nada falarmos um pouquinho sobre ele, não é mesmo? Afinal, sempre existe um detalhe ou outro que pode passar despercebido.
Carinhosamente chamado de “Lolla”, o Lollapalooza é um festival de música que acontece anualmente, com música alternativa. Entretanto, diversos outros gêneros já têm feito parte da composição do evento.
Criado no ano de 1991 por Perry Farell, frontman da banda Jane’s Addiction, o festival tinha como ideia inicial ser apenas uma turnê de despedida para o grupo. O evento aconteceu até o ano de 1997 e, depois, não se ouviu mais falar sobre ele. Porém, no ano de 2003, a ideia foi ressuscitada e, posteriormente, ampliada para dois dias de duração.
Você acha que o festival foi um sucesso logo de primeira? Engano seu! Na verdade, a primeira edição, com dois dias de duração, foi um fracasso na venda de ingressos, o que forçou o cancelamento do evento. Você consegue imaginar o Lollapalooza sendo cancelado por não ter vendido o suficiente? Surreal, não é mesmo?
Mas, no ano de 2005, a Farrell e a Agência William Morris fecharam uma parceria com a empresa Capital Sports Entertainment (atual C3 Presents), onde, a partir daí, o festival foi remodelado até chegar ao formato tão popular que conhecemos atualmente.
O Lollapalooza no Brasil
A primeira edição do Lollapalooza no Brasil aconteceu em abril de 2012, no Jockey Club, em São Paulo. A edição contou com 70 atrações, que se apresentaram nos cinco palcos montados exclusivamente para o festival: Cidade Jardim, Butantã, Kidzapalooza, Alternativo e Perry. Os headliners? Nada mais, nada menos que Foo Fighters e Arctic Monkeys.
A edição também teve atrações como o grupo de rap brasileiro, Racionais Mc’s e o grupo O Rappa. Além disso, o evento também contou com sons mais alternativos, como as participações das bandas MGMT, Foster the People e Cage The Elephant.
Um dos grandes marcos da edição foi o show de 2 horas e meia do Foo Fighters, no dia 7. Assim como no dia 8, quando nem a chuva se mostrou capaz de parar Alex Turner, vocalista da banda Artic Monkeys.
Em edições seguintes, também tivemos Pearl Jam, Florence and The Machine, Muse, Soundgarden, Tame Impala, Robert Plant e muitos outros artistas incríveis!
Artistas que você precisa conhecer
Após uma breve explicação sobre o que é o festival, nós trouxemos alguns artistas que já passaram (ou deveriam passar) pelo Lollapalooza. Sem dúvida, eles vão te encantar com sua musicalidade, suas letras e performances. Em resumo: não perca mais tempo e vamos conhecê-los!
Doja Cat
Uma das atrações mais esperadas para o Lollapalooza 2022, Doja Cat agitou o esquenta para o festival, conhecido como Onix Day. No dia 25, a noite oficial de sua apresentação, Doja não fez diferente, dominando o público com o show mais lotado da sexta. A artista, que transita entre o pop e o rap, ficou na primeira linha da edição e, sinceramente? Não poderia ter sido diferente! Talvez você não conheça por nome, mas se você é um usuário do TikTok, com certeza já ouviu Woman, entre outros hits da cantora norte-americana.
Kali Uchis
A cantora colombiana-americana estava escalada para a edição de 2020 que, devido a pandemia, foi cancelada. Kali não veio para a edição de 2022, mas há rumores que estará presente no festival ano que vem. Enquanto isso não acontece, por que não ouvir o novo disco que mistura inglês e espanhol? “Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios)” está disponível em todas as plataformas de streaming. Nos vemos na grade de Kali Uchis ano que vem, ok?
Kaytranada
DJ e produtor musical haitiano-canadense, foi um dos mais esperados do domingo. Kaytranada é considerado uma “enciclopédia musical ambulante”, pois mistura hip hop, soul, r&b, além de ritmos latinos e MPB. Além disso, o DJ já sampleou a música “Pontos de Luz”, de Gal Costa, em sua música “Lite Spots”. Não fosse o bastante, o DJ ainda foi convidado por Madonna para abrir sua turnê. Sem dúvidas, vale o seu play!
Kehlani
Assim como Doja Cat, Kehlani esteve presente no Onix Day com um show mais relaxante e intimista, mas, ainda assim, com muita interação com o público. Kehlani se apresentou no domingo, e nenhum de seus fãs saíram desapontados. Se você curte um bom R&B, vale a pena conhecer o trabalho da cantora americana.
Jaden
Uma das mudanças mais dolorosas da edição de 2020 para a edição de 2022, foi o cancelamento de Jaden. Uma das principais atrações da primeira versão do festival, Jaden não pode estar presente em 2022. Entretanto, isso não muda o fato de estarmos falando de um dos artistas mais promissores da sua geração. Jaden, que mistura rap, trap, indie e R&B, não deixa negar que realmente é filho de Will Smith e Jada Pinkett Smith, visto tamanho talento!
Jup do Bairro
É claro que não poderíamos deixar de falar de artistas brasileiros! Jup do Bairro também deu o ar da graça no festival, e os sortudos fomos nós! Diretamente do Capão Redondo, mais especificamente, Valo Velho, Jup tem usado a música como meio de externar vivências e narrativas que atravessam seu corpo. Preparados para o fenômeno? Jup promete que essa não será sua única vez no festival!
Bivolt
Por fim, trazemos a rapper paulistana Bivolt. Ela foi parte do ‘mini festival de rap’, em homenagem ao Foo Fighters, após a morte de seu baterista, Taylor Hawkins. A banda se apresentaria no último dia do festival, mas, infelizmente, Hawkins nos deixou um dia antes.
Foi um momento triste para todos os amantes da música em geral, mas, ao chamar Bivolt para compor o palco, a organização do Lolla não deixou a desejar! A rapper fala sobre empoderamento feminino e suas vivências no hip hop de forma direta e com muita verdade. Se eu fosse você, anotaria esse nome, pois a cantora ainda vai dar o que falar!
Nossa lista chegou ao fim, mas você está cheio de referências para adicionar na sua próxima playlist. Já conhecia todos os artistas que citamos? O Lolla 2022 acabou de ir embora, mas nós já estamos de olho no Lolla 2023. Quem você quer ver em solo brasileiro? Nos vemos lá!