Ícone do site Tudo Cultura

Atores que ganharam o Oscar ao atuaram por minutos 

Oscar/Premiação

Oscar/Premiação

Com certeza você já ouviu alguém falar que qualidade é melhor que quantidade, não é, mesmo? Não estamos sendo irônicos aqui, pois é assim que o comitê do Oscar pensa. Afinal, já pensou em ganhar um Oscar, tendo, apenas, cinco minutos de tela? Te garantimos que isso já aconteceu! Por isso, nós, do Tudo Pop, preparamos uma lista com atores e atrizes que apareceram nas telas por alguns minutos, mas, foi o suficiente para levarem a estatueta para casa. Continue lendo para saber mais!  

Muitas vezes, a gente se pergunta quais critérios são levados em conta para que uma obra seja agraciada com o Oscar, ou o quê um ator precisa fazer de tão esplêndido para ser notado pela acadêmia. E bom, pelo título, você já pode perceber que tempo não é bem lá um dos fatores avaliados. O que conta mesmo, é o talento e qualidade do que está sendo apresentado. E, cá entre nós, algumas atuações nos conquistam em menos tempo do que conseguimos imaginar. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Vá direto ao ponto: 

Oscar/Premiação

Critérios que são avaliados no Oscar 

Para você ficar ainda mais por dentro de como funciona a votação na premiação, separamos as principais categorias para explicarmos como elas são avaliadas. Veja abaixo: 

Melhor filme 

O grande prêmio da noite e o mais cobiçado, recebe voto de todos os votantes da acadêmia.  

A votação, nessa categoria em específico, funciona da seguinte forma: cada votante organiza os filmes de acordo com a sua preferência, essa medida é chamada de “voto preferencial”. Se, por um acaso, um determinado filme for o preferido de mais de 50% dos votantes, ele já está apto para ganhar a estatueta. Entretanto, se isso não acontecer, é feita uma eliminatória a partir do filme menos votado, até que todos cheguem a um consenso.  

Essa categoria busca premiar todo o conjunto da obra: força da narrativa, a mensagem que a produção passa, o trabalho dos atores e, por fim, a direção. Fala sério, não é nada fácil, não é mesmo? 

Melhor ator e melhor atriz (principal e coadjuvante) 

Na categoria de atuação, existe a separação entre atores principais e atores coadjuvantes. O problema é que, muitas vezes, o ator coadjuvante apresenta um trabalho muito melhor do que o ator principal, com, por exemplo, Heath Leadger que interpretou o Coringa em “O cavaleiro das Trevas”. 

Nessa categoria, os atores são votados apenas por outros atores e atrizes.  

Melhor direção 

“Melhor direção” é mais uma categoria que filtra seus votantes, apenas cineastas que fazem parte da Academia escolhem seus trabalhos favoritos, que foram apresentados durante o ano.  

Ao longo dos últimos 90 anos, a categoria passou por algumas mudanças. Ultimamente, não é mais necessário que o vencedor da categoria “Melhor filme” leve também a categoria “Melhor direção”. Um exemplo disso foi “Moonlight” vencendo em Melhor Filme, e Damien Chazelle vencendo pela direção de “La La Land”.  

Melhor roteiro (original e adaptado) 

Cá entre nós, ninguém melhor do que roteiristas para votarem nessa categoria, né? A Academia pensa da mesma maneira! São eles os responsáveis pela votação.  

Essa categoria tem como objetivo premiar projetos autorais, que não foram baseados em outras obras. Mas, também premia projetos adaptados de peças de teatro, livros, quadrinhos, jogos e, até mesmo, filmes antigos.  

Nesse caso, é avaliado o roteiro mais bem estruturado em questão, de início, meio e fim, e que apresenta uma história coerente e da maneira mais agradável. Atingiu todos esses critérios? Está apto para receber o prêmio da noite!  

Atores que ganharam o Oscar e atuaram por minutos 

Agora, você já sabe como funciona a votação nas principais categorias de Oscar, mas, nossa conversa sobre o assunto ainda não terminou! Vamos ver alguns atores que atuaram por minutos e conquistaram o coração dos seus colegas votantes e do público? Segue a lista! 

  1. Tilda Swinton – Conduta de Risco (2007) 

Apenas 18 minutos de atuação foram suficientes para que Tilda se consagrasse como a melhor atriz coadjuvante, na maior festa do cinema. Tilda interpretou uma executiva que possuía muita culpa no cartório, o que fazia com que ela fosse capaz de realizar os atos mais censuráveis, apenas para encobrir seu passado. Foi a primeira indicação de Tilda, mas, a atriz conseguiu 100% de aproveitamento.  

  1. Anne Hathaway – Os Miseráveis (2012) 

E o que dizer de Anne Hathaway, que conseguiu o feito de levar o prêmio de melhor atriz coadjuvante com apenas 15 minutos de cena? A queridinha do cinema não pensou duas vezes, antes de agarrar a chance de cantar o clássico “I Dreamed a Dream”, na adaptação da obra de Victor Hugo. Sinceramente, nós concordamos com o resultado e com todos os votantes!  

  1. Alan Arkin – Pequena Miss Sunshine (2006) 

Você consegue ensinar uma coreografia inteira para uma criança em, apenas, 14 minutos? Bom, Alan Arkin provou que isso é totalmente possível! Além de se mostrar um ótimo coreógrafo, o vovô Junkie que tenta fazer com que sua família se entenda, levou o prêmio de melhor ator coadjuvante.  

  1. Beatrice Straight – Rede de Intrigas (1976) 

Os 3 artistas que mostramos aqui, possuem seus méritos, e nós não duvidamos de seus respectivos talentos. Entretanto, se consagrar como melhor atriz coadjuvante com 5 minutos de tela, definitivamente, não é para qualquer um! Na verdade, até o momento, é apenas para Beatrice Straight. Com apenas 302 segundos, a atriz mostrou para o que veio e conquistou todos os votantes. Recorde, até agora, imbatível!  

E aí, gostou da nossa lista? Tem algum ator que você gostaria de ver levando o Oscar? Nós sabemos que os brasileiros ainda têm uma pequena mágoa, desde a indicação da Fernanda Montenegro. Esperamos que, em breve, possamos fazer uma lista com vencedores brasileiros. Em quem vai a sua aposta?  

Nós, do Tudo Pop, permanecemos de olho em tudo o que acontece no mundo do cinema, da música, das séries e muito mais. Não perderemos nada! Por isso, fique por aqui!

Sair da versão mobile