Como Explicar a Ascensão Internacional do K-Pop?
Não há como negar, hoje em dia, a fama e a influência do pop coreano, também conhecido como K-Pop, na sociedade atual. BTS, EXO, BLACKPINK, Red Velvet e Monsta X são apenas alguns dos grupos musicais mais famosos dentro desse gênero musical.
Quer entender um pouco melhor sobre o fenômeno internacional que é o K-Pop? Então veja os próximos tópicos!
Veja mais sobre essa nova sensação:
- K-Pop no cenário mundial;
- K-Pop nos EUA;
- K-Pop e os recordes;
- K-Pop e as premiações mundiais;
- Influência nos jovens.
K-Pop no cenário mundial
O estilo musical K-Pop surgiu na década de 1990, na Coreia do Sul, mas foi apenas nos anos 2000 que começou a fazer sucesso de fato. A visibilidade para o gênero surgiu com a banda H.O.T., que fez uma apresentação em Pequim, na capital da China.
Aos poucos, a fama do K-Pop tomou conta do Japão, da Austrália, da Europa e dos Estados Unidos. O estrondoso fenômeno mundial, como conhecemos hoje, teve início em 2012, com o hit “Gangnam Style”, do cantor PSY, emplacando nas principais paradas musicais.
Receba Novidades
K-Pop nos EUA
Para atingir em cheio o mercado norte-americano, as letras das músicas do K-Pop misturam o coreano com o inglês, embalados em ritmos e melodias que contagiam o ouvinte. A primeira banda coreana a entrar na parada do BillBoard Hot 100, dos EUA, foi a o grupo feminino Wonder Girls, em 2009.
Desde então, outros grupos conquistaram o público nos Estados Unidos. Porém, há destaque para a boyband BTS e a girlband BLACKPINK, que são essenciais para o sucesso do K-Pop nesse país. Atualmente, o BTS é visto como o principal carro-chefe do pop coreano.
K-Pop e os recordes
Como citado anteriormente, a banda BTS é o destaque do fenômeno internacional que é o K-Pop, e, consequentemente, carrega uma série de recordes junto de si. A banda bateu cinco recordes no Guinness World Records, como vídeo mais assistido em 24h e maior engajamento em tweets no Twitter.
Assim como os colegas do BTS, a girlband BLACKPINK também quebrou recordes no Guinness World Records com apenas uma canção: “How You Like That”. Algumas das categorias conquistadas pelas meninas do K-Pop foram:
- Vídeo mais assistido em 24 horas no YouTube;
- Videoclipe musical mais visto no YouTube em 24 horas;
- Videoclipe musical de grupo de K-pop mais visto no YouTube em 24 horas;
- Maior número de visualizações simultâneas em uma estreia no YouTube;
- Maior número de visualizações simultâneas em uma estreia de vídeo musical no YouTube.
K-Pop e as premiações mundiais
Para a nossa surpresa (ou não), as bandas do gênero K-Pop estão presentes em diversas premiações internacionais e já deixaram a sua marca registrada com inúmeras vitórias.
Não sabe quais são as principais conquistas das bandas de K-Pop? Não se preocupe, fizemos uma lista para você conferir algumas delas.
1. Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) – A banda BTS foi reconhecida como maior artista global de 2020;
2. BillBoard Music Awards (2017-2020) – O BTS levou seis estatuetas em quatro edições seguidas da premiação, um feito para o K-Pop;
3. Forbes Korea Power Celebrity 2019 – A girlband BLACKPINK conseguiu o primeiro lugar nesta lista disputadíssima da Forbes;
4. TIME 100 Next 2019 – O grupo BLACKPINK também fez parte dessa lista com nomes de peso.
Qual a influência do K-Pop nos adolescentes?
Devido às idades e temas cantados pelos integrantes dos conjuntos de K-Pop, o público jovem internacional ficou vidrado no fenômeno. Com danças sincronizadas, roupas sensuais e chamativas, o gênero musical conquistou fãs em todas as partes do mundo.
Alguns jovens ficaram tão impactados pelo estilo de música e pelos integrantes que optaram por fazer uma graduação ou pós-graduação na Coreia do Sul, para ficarem mais próximos dos ídolos. Independentemente do local, a legião de fãs do K-Pop, ou fandom, se intitula de “ARMY” (exército, em inglês).
Como o K-Pop pratica o ativismo social?
Diferentemente dos estereótipos de uma banda “pop adolescente”, os cantores do K-Pop estão engajados em iniciativas de cunho social. Por exemplo, em 2020, os ARMY se uniram para esgotar de propósito os ingressos do comício do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que ficou vazio.
Após a banda K-Pop BTS doar US$1 milhão de dólares para a causa do Black Lives Matter, nos EUA, os fãs arrecadaram mais outro milhão de dólares. Além disso, em 2020, os ARMY conseguiram mais de R$50 mil reais para amenizar os efeitos das queimadas no pantanal brasileiro.