Curiosidades sobre o cinema

02 fev 2022

Por qual motivo, muitas das vezes, filmes nacionais não são valorizados? Há um preconceito em relação às produções brasileiras? Isso porquê, os filmes brasileiros não têm uma grande visibilidade no próprio país e, consequentemente, não tem reconhecimento internacional.  

Mas é evidente que o cinema nacional tem ganhado mais reconhecimento nas últimas décadas. Porém, o investimento para filmes brasileiros é baixo, se comparado aos grandes sucessos americanos. 

Partindo disso, trouxemos para você uma lista com algumas curiosidades sobre o cinema nacional. Você verá como foi início da história do cinema no Brasil e as produções de maiores sucessos, aqui e no mundo. Essas curiosidades te ajudarão a entender melhor o cinema nacional e a relevância dele. Ficou curioso? 

Vá direto ao ponto:

Oscar, prêmio de cinema
Oscar, prêmio de cinema

Início do cinema no Brasil

Os irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumières sãos responsáveis pela popularização do cinema no Brasil, em 1895. A primeira exibição de cinema ocorreu no Rio de Janeiro, um ano após a primeira seção realizada no mundo, em Paris. 

O filme reproduzido foi “Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière”. O evento aconteceu em uma sala alugada do Jornal do Comércio, exclusivamente para membros da elite carioca. Depois de um ano, a cidade já tinha uma sala fixa de cinema, que era dirigida por Paschoal Segretto. Seu irmão, Affonso Segretto, é tido como o primeiro cineasta a filmar um filme completo no país. Affonso gravou a “Vista da baía da Guanabara” entre os anos de 1897 e 1898. 

Festivais nacionais

Os  festivais cinematográficos são responsáveis por oferecer ao público acesso a títulos que, provavelmente, não ficarão em cartaz nos cinemas. Eles auxiliam no impulsionamento de obras no mercado, e também premiam, divulgam e enaltecem os que se destacam, gerando possibilidades de negócio para desenvolvedores e produtores. 

Abaixo, você encontrará uma lista com os principais festivais brasileiros, para entender a importância que eles tem para o cinema nacional. 

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O Festival acontece anualmente, sempre no mês de outubro, em São Paulo. Por ser um evento internacional, filmes de diversos países são exibidos, além dos latinos. 

Festival de Cinema de Gramado

Outro evento importante para o cinema nacional é realizado uma vez ao ano, desde 1973, em Gramado, Rio Grande do Sul. No festival são reproduzidos filmes nacionais e latinos.

Festival do Rio

O Rio de Janeiro sedia o maior festival de cinema da América Latina. O Festival do Rio, que também acontece anualmente, possui 11 categorias e premia filmes internacionais e brasileiros. Uma única edição já exibiu 300 filmes inéditos. 

Festival de Brasília

O Festival de Brasília ocorre no consagrado Cine Brasília, um dos primeiros no país. A diferença para os demais eventos é que os filmes exibidos, sejam curtas ou longas-metragens, precisam ser inéditos. Em 2021 foi realizada sua 54.ª edição.

Relevância internacional

O cinema nacional começou a ser reconhecido fora do país a partir de 1950. O filme “O Cangaceiro” (1953), obra de Lima Barreto, foi o primeiro a receber um prêmio no renomado “Festival Internacional de Cannes”, na França. 

Em 1962, Anselmo Duarte, com “O Pagador de Promessas” foi o primeiro diretor sul-americano a ganhar a “Palma de Ouro” do “Festival de Cannes”. Sua obra foi a primeira produção nacional a ser indicada ao “Oscar”, na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.

A década de 90 foi, sem dúvidas, o período de maior sucesso do cinema nacional. Durante esse tempo, três filmes concorreram na categoria de Melhor Filme Estrangeiro: “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999). 

Com certeza, a última obra citada teve o maior destaque e marcou a história do cinema nacional. A produção recebeu mais de 50 indicações a premiações ao redor do mundo, e ainda conseguiu conquistar o “Urso de Ouro” no “Festival de Berlim”. Ainda em 1999, o filme foi indicado ao “Oscar” na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. Fernanda Montenegro, protagonista do filme, também foi indicada ao prêmio, se tornando a primeira latino-americana a concorrer na categoria “Melhor Atriz”. 

Outro filme indicado ao Oscar foi “Uma História de Futebol”, de 1998, sendo a primeira produção nacional a concorrer na categoria “Melhor Curta-Metragem”. Em 2004, o filme “Cidade de Deus” tornou-se a obra brasileira com mais indicações, nas categorias: “Melhor Edição”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Direção” e “Melhor Roteiro Adaptado”.

Existem diversas obras mais recentes que também tiveram grande reconhecimento no cenário mundial. Confira alguns: 

  • “O Menino e o Mundo”, de 2014. A produção foi ao Oscar na categoria “Melhor Animação”. Foi a primeira obra nacional a concorrer nessa categoria;
  • “Que Horas Ela Volta”, lançado em 2015. O filme ganhou o “Ariel Award” de “Melhor Filme Ibero-Americano” e diversos prêmios no circuito brasileiro;
  •  “Aquarius”, de 2016, recebeu indicação à “Palma de Ouro” em Cannes;
  • “Como Nossos Pais”, obra de 2017, que concorreu no “Festival de Berlim” e ganhou diversos prêmios no “Festival de Gramado”, incluindo, “Melhor Filme” e “Melhor Direção”;
  • “O Traidor” e “Bacurau”, ambos de 2019, indicados à “Palma de Ouro” em Cannes.

Grandes sucessos de bilheteria

Atualmente, os filmes que possuem a maior bilheteria no país são: 

  • “Nada a Perder” (2018);
  • “Minha mãe é uma peça 3” (2019);
  • “Os Dez Mandamentos” (2016);
  • “Tropa de Elite 2” (2010);
  • “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976).

Como podemos observar, obras de diversos gêneros e épocas estão entre os maiores sucessos do país. Vale ressaltar que filmes destinados ao público infantil também bateram recordes, como “O trapalhão nas minas do Rei Salomão” (1977), que está entre os 10 filmes mais assistidos. 

Desde o surgimento do cinema no Brasil, as produções estão passando por evoluções, se profissionalizando e despertando interesse do público e da crítica, nacionais e internacionais. 

Sabemos que os investimentos acontecem em menor escala, principalmente se comparado a produções internacionais. Apesar disso, é fundamental reconhecer a importância do cinema nacional e enaltecer nossas produções, de modo a garantir que novas obras de sucesso sejam produzidas. 

Para você, qual a importância do cinema nacional? Já assistiu algum dos diversos filmes citados?

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile