Filmes arruinados pela tecnologia
São diversos os filmes que amamos por detalhes únicos e situações especiais. Afinal, eles têm a capacidade de nos transportar a um novo mundo sem que, para isso, seja necessário deixar o sofá.
Já pensou se os filmes que mais gostamos deixassem de existir devido aos avanços da tecnologia? É isso mesmo! Tramas inteiras poderiam ser arruinadas se fossem construídas em períodos diferentes de tempo.
Pensando nisso, nós, do Tudo Pop, selecionamos as principais obras que seriam arruinadas se exagerassem no uso da tecnologia em suas narrativas. Se interessou? Então vem com a gente!
Vá direto ao tópico de seu interesse:
Avanços da tecnologia
A tecnologia pode ser definida como um conjunto de técnicas, métodos, habilidades e processos usados na produção de bens, serviços e realizações de objetivos humanos. Por exemplo, como ocorre durante as investigações científicas.
Esse conhecimento trouxe, com o passar do tempo, uma modernização para os aparelhos de produção, comunicação, interação, trabalho e estudo. Vale lembrar que os avanços em aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, câmeras e vários outros, são alguns exemplos desse processo de modernização.
Filmes que seriam arruinados pela tecnologia
Para entender por que os filmes seriam arruinados pela tecnologia, basta pensar em quantos filmes você já assistiu em que os personagens ficaram perdidos. Ou até mesmo se envolveram em confusões, foram perseguidos ou perderam contato uns com os outros. Há diversas narrativas do cinema que não fariam o menor sentido se os atores já contassem com a presença de tecnologias atuais.
Isso porque, nós vivemos em um tempo com diversos avanços tecnológicos de grande magnitude. Logo, é difícil pensar nas histórias clássicas que conhecemos e amamos, com nossos artistas e personagens favoritos, que dariam certo nos dias atuais.
Diversos clássicos e sucessos de Hollywood estariam simplesmente acabados se incluíssem a tecnologia atual. Confira a seguir alguns dos filmes e produções que teriam tramas falhas se contassem com celulares de última geração, apps cotidianos e redes sociais otimizadas.
Um Lugar Chamado Notting Hill
Para começar, o filme de 1999 seria um dos mais drasticamente transformados pela tecnologia. Nele, uma estrela de Hollywood não iria a uma simples livraria, já que ela poderia comprar seus livros pela internet ou, até mesmo, pelo seu leitor e-book. Ou seja, a personagem de Julia Roberts jamais teria encontrado seu amor em uma livraria alternativa.
Romeu + Julieta
Esse filme de 1996 mudaria com a presença de avanços tecnológicos. Isso porque bastaria um recado de Julieta, informando a Romeo que fingiria sua morte. Assim, o curso da história de amor seria diferente e o final seria menos trágico.
O Chamado
Atualmente, as fitas VHS não são mais utilizadas. Sendo assim, esse filme de 2006 seria arruinado pelo espírito amaldiçoado tentando sair da tela de um celular ou de um computador. Aparelhos esses que, provavelmente, teriam um antivírus tão bom a ponto de proteger o dispositivo até mesmo de fantasmas como a Samara.
Duro de Matar
Esse clássico de 1988 seria completamente diferente se o detetive McClane pudesse usar o celular para chamar a emergência. Ao invés de ter a oportunidade de matar Tony e pegar o rádio para pedir ajuda à polícia. Muitas vidas seriam salvas, sem dúvidas, mas o filme e sua franquia também não existiriam.
Cinderela
Nem mesmo as animações ficam de fora dessa lista! No caso desse filme de 1950, a jovem Cinderela e o Príncipe Encantado já poderiam ter trocado redes sociais e até mesmo alguns likes no Instagram (linkar o texto sobre o novo algoritmo do Instagram, por favor). Logo, ele poderia enviar uma mensagem e, simplesmente, marcar um encontro pelo direct.
Prenda-me se For Capaz
O próprio filme e, até mesmo, a história real sobre um vigarista não teriam ocorrido com a tecnologia atual. Se essa tecnologia estivesse presente em 2002, ano do filme, a maioria das fraudes de Frank Abagnale Jr seriam descobertas pelas máquinas de segurança e alta tecnologia dos aeroportos. Assim, ele poderia ser capturado através do monitoramento de alta qualidade atual.
Pânico
No caso desse filme de 1996, o identificador de chamadas telefônicas atrapalharia o anonimato do assassino em série. Além disso, também seria mais fácil rastreá-lo, não é mesmo?
Esqueceram de Mim
Se esse filme de 1990 tivesse as tecnologias atuais em sua trama, os alarmes, celulares, ligações, WhatsApp, Skype e redes sociais prejudicariam toda a história. A tecnologia evoluiu tanto que até mesmo sistemas de vigilância residencial acessados pela web mudariam o rumo da famosa narrativa.
Diário de uma Paixão
Um dos filmes de romance mais conhecidos, do ano de 2004, também se tornaria outra produção se dependesse da tecnologia. A personagem Allie poderia ter enviado um e-mail, uma mensagem ou até feito uma chamada de vídeo com seu par romântico. Dessa forma, ambos teriam notícias um do outro, não dependeriam do tempo de envio das cartas e a mãe, intrometida, não poderia escondê-las.
Friends
Até mesmo as séries podem fazer parte dessa lista! É o caso da série Friends, que começou em 1994 e se encerrou em 2004, especificamente no episódio “Aquele em que Ross e Rachel dão um tempo”. Nesse ep, os personagens se falam por telefone e um deles sente que está sendo traído. Com um celular, WhatsApp e mensagens de áudio, seria fácil se comunicar e explicar o ocorrido. Entretanto, com a facilidade das redes, é inegável que o casal não teria tantas reviravoltas.
Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite
O primeiro filme foi lançado em 1995 e, a partir dele, uma franquia de sucesso se formou. Na obra, os personagens se conhecem e decidem não trocar números, contudo, pretendem se encontrar no mesmo local um tempo depois. Muito romântico, não é mesmo? A partir dessa premissa, toda uma trilogia se desencadeou. Isso porque houve um desencontro, e eles só se reencontraram depois de anos. Isso jamais teria acontecido (ou seria tão poético) se houvesse Instagram, Twitter e Facebook, já que de alguma forma os dois buscariam um ao outro.
Gatinhas & Gatões
Esse clássico de 1984 teria sua principal premissa desbancada pela tecnologia atual. Com alertas de agenda Google, notificações do Facebook, posts do Instagram e mensagens floridas no grupo da família, ninguém esqueceria o aniversário da jovem Samantha. Ou seja, a história do filme não existiria.
Uma Linda Mulher
Um dos filmes mais famosos de todos os tempos, Uma Linda Mulher, de 1990, provavelmente não aconteceria na realidade se fosse passado nos dias atuais. Isso porque o personagem Edward Lewis, mesmo perdido, provavelmente procuraria a localização desejada no Google Maps ou Waze, ao invés de pedir orientação à linda mulher do título.
Operação Cupido
Quantas vezes alguém já te mostrou uma pessoa nas redes sociais que é muito parecida com você? No filme de 1998 nem precisamos ir tão longe. Pode ser que alguém mostrasse às gêmeas seus perfis no Facebook, por exemplo, alegando ser um fake. Entretanto, pensando de forma menos mirabolante, as duas poderiam apenas pesquisar as contas do pai e da mãe desaparecidos e, então, encontrar o outro lado da família.
Como vimos, são diversas histórias que seriam totalmente modificadas ou nem existiriam devido ao uso da tecnologia atual. Afinal, os avanços tecnológicos, extremamente importantes para as nossas rotinas, por sorte não faziam parte do cotidiano dos nossos personagens favoritos, não é mesmo?
E então, curtiu esse tema? Fique por aqui! Só no Tudo Pop você encontra curiosidades, explicações e dicas como essas. Aproveite nossa lista de filmes acima e se delicie com tramas únicas, mesmo que um pouco datadas. Vai valer a pena, prometemos!