Ícone do site Tudo Cultura

Internet para Assistir Netflix, Amazon Prime e Outros Streamings

O avanço da tecnologia certamente transformou os hábitos de consumo no mundo todo. Com a democratização de pacotes de internet e serviços de streaming como o Netflix e o Amazon prime, nossa relação com os conteúdos de programas, séries, filmes e documentários foi transformada completamente.

Lembra como era o televisor na época de sua avó ou de seu tataravô? A geração de hoje não deve ter a mínima idéia talvez do que era ter um televisor de seletor redondo, dependendo de uma antena de elementos pendurada nas alturas pra conseguir encontrar recepção analógica.

Hoje só perde o capítulo da novela ou aquela partida importante de esporte quem ainda não conseguiu se desvencilhar do passado. O mundo mudou! A era televisiva deu um grande salto para o futuro e sua televisão hoje te acompanha no bolso da calça ou junto a bolsinha de maquiagem.

Veja mais detalhes sobre:

Serviços de streaming on demand

Antes de mais nada, é necessário explicar como funciona toda essa atual tecnologia, que permite ao usuário assistir ao que quiser, de onde estiver conectado. Sem antenas penduradas no telhado, sem aparelhos conectados a cabos coaxiais, sem CD e DVD, sem pen-drive, sem mais nada vincluado a não ser sua uma boa conexão de internet e um bom pacote de dados.

O termo streaming, no campo das telecomunicações, identifica um fluxo de dados de áudio e/ou vídeo transmitidos de uma fonte para um ou mais destinos através de uma rede telemática, ou seja, uma troca e compartilhamento de dados e comunicação entre múltiplos usuários ou dispositivos distribuídos ou terminais. Esses dados são reproduzidos quando chegam ao seu destino.

O conteúdo de áudio e/ou vídeo é inicialmente compactado e armazenado em um servidor como um arquivo. O termo “on demand” significa “sob demanda”: um usuário pode solicitar que o servidor envie conteúdo de áudio e/ou vídeo quando quiser, não dependendo de grades de exibição com horários fixos. Não é necessário baixá-los na íntegra no PC para reproduzi-los: os dados recebidos são descomprimidos pelo codec e reproduzidos alguns segundos após o início da recepção.

Receba Novidades

Vantagens e desvantagens do streaming


Internet para assistir Netflix, Amazon Prime e outros streamings

Os serviços de streaming de TV permitem que você assista a muitos dos seus canais de TV favoritos transmitidos pela Internet. E a mensalidade é provavelmente muito menor do que a da empresa de TV a cabo. No lugar de uma caixa de cabo, você usará um aplicativo na sua smart TV ou algum outro dispositivo de acesso disponível em sua região. E você também pode assistir em casa ou em movimento através de um telefone ou tablet ou até mesmo de algum navegador de PC.

Estes serviços têm muitos benefícios: sem mais taxas de cabo e a obrigação de estar fixo em um ponto, por exemplo. Mas a economia pode ser superada por outras desvantagens, como taxas de internet, restrições de DVR, buffering e falta de coisas para assistir, especialmente esportes ao vivo. E, assim como televisão por cabo, os custos destes serviços estão já ficando cada vez mais caros (infelizmente já era de se esperar!).

Como escolher o melhor pacote de streaming?

A escolha aqui no Brasil ainda não é muito vasta, mas ainda assim vale algumas considerações que você pode fazer pra atender suas preferências pessoais. Cada pacote oferece um mix diferente de canais, portanto, o primeiro passo deve ser escolher um serviço que transmita seus canais e shows “imperdíveis”. E alguns dos canais mais importantes pra você talvez sejam os locais. Nem todo serviço oferece todos eles, ou sequer algum deles, em sua região.

Os melhores pacotes de internet permitem que você grave e reproduza programas, como um cabo tradicional ou DVR por satélite, mas eles geralmente vêm com restrições. Depois, há o problema de multistream. Se você quiser assistir a mais de um programa ao mesmo tempo, por exemplo, na TV da sua sala de estar e em uma TV no quarto, ou na TV principal e em um tablet, você deve garantir que o pacote que contratou tem fluxos simultâneos suficientes.

Alguns dos serviços menos caros permitem apenas um fluxo de cada vez, e se você tentar assistir um segundo, ele será bloqueado. Tenha em mente que, especialmente se você tiver mais de uma pessoa assistindo de uma vez, você precisa ter certeza de que você tem internet de banda larga rápida e confiável. Um serviço de download de 100 Mbps não custa o que se pode chamar de barato pra qualquer família, e é aqui que a economia pode ser pura ilusão.

Aqui está uma lista de questões sobre streaming de TV você precisa considerar: o serviço oferece seus canais “obrigatórios”? Oferece canais locais na sua área? Quão bom é o DVR na nuvem? A interface facilita a procura de shows? Existem fluxos simultâneos suficientes para você e sua família? Sua conexão com a internet vai dar conta desse serviço satisfatoriamente? Com isso em mente, veja a seguir o que existe disponível atualmente.

Pacotes de internet para streamings

Os serviços de streaming no Brasil não param de crescer. A facilidade de ver aquilo que deseja em tempe real, sem sequer precisar fazer o download ou sair de casa pra alugar aquele filme de sua escolha tornou-se um atrativo cuja demanda aumenta na velocidade da internet. Mas é justamente a velocidade da internet que pode ser seu maior obstáculo na aquisição desse tipo de serviço.

O mais famoso e mais rico em material disponível no serviço de streaming hoje no Brasil é a Netflix, mas não é o único. Você pode considerar conhecer alguns outros que ingressam nesse mercado competitivo e que, em breve, certamente criarão igualdade de opções para seus usuários terem dor de cabeça para escolher. Veja alguns nomes que já existem disponíveis e que seria bom conhecer as opções:

Net Movies, Amazon Prime, HBO Go, Crackle, Oldflix, Spcine Play, Philos, Afroflix, DramaFever, Curiosity Stream, SnagFilms, Classics Cinema Online, Looke, MUBI, entre outros. No quesito on demand, vale citar também os serviços do Telecine Play ou Google Play (ambos com boa disponibilidade de filmes de sucesso). Voltando a questão de nosso artigo, porém, será que você tem qualidade de conexão pra isso?

Os requisitos de streaming para conteúdo da Internet dependem principalmente de dois fatores: o conteúdo e a qualidade. O streaming de áudio de baixa qualidade requer muito menos largura de banda do que o streaming de vídeo de alta definição. A velocidade da largura de banda é geralmente medida em Megabits por segundo, ou Kilobits por segundo, que são expressos como Mbps ou Kbps. Um Mbps é o mesmo que 1.000 Kbps.

Banda Larga para streaming

Os requisitos de largura de banda para streaming de vídeo dependem da qualidade do vídeo. A definição padrão, ou SD, requer menos largura de banda do que alta definição ou HD. Se a sua conexão com a Internet tiver menos que a largura de banda recomendada, você poderá obter vídeos confusos, quadros ignorados ou atrasos. Quando um vídeo está atrasado, talvez seja necessário aguardar alguns minutos para que o vídeo seja carregado antes de começar a ser reproduzido. Se a largura de banda for muito lenta, o vídeo poderá ficar lento com frequência e você verá o vídeo pausar por alguns segundos, retomar e pausar novamente.

O YouTube, por exemplo, recomenda uma largura de banda de pelo menos 0,5 Mbps para transmitir seus vídeos. A resolução mais baixa no YouTube é de 426×240 pixels ou 240p. Para transmitir vídeos com resolução mais alta, como filmes, programas de TV e eventos ao vivo, o YouTube recomenda pelo menos 1 Mpbs. A Netflix tem um requisito mínimo de 0,5 Mbps para obter qualquer vídeo e recomenda que sua velocidade de Internet seja de pelo menos 1,5 Mbps para obter uma experiência satisfatória.

A Netflix também recomenda 3,0 Mbps para qualidade SD, 5,0 Mbps para qualidade HD e 25 Mbps para obter qualidade Ultra HD ou 4K. Se você estiver transmitindo vídeo do seu computador, uma câmera de rede ou de um console de jogos, sua velocidade de upload será mais importante do que sua velocidade de download. Muitos serviços de Internet de alta velocidade são assíncronos, o que significa que sua velocidade de upload é menor que a velocidade de download.

Não citaremos nenhuma sugestão de pacote específico para o leitor adquirir. No Brasil, há uma infinidade de prestadores de serviços, principalmente muitos regionais, que oferecem pacotes diversos de conexões e a variação de preço é enorme entre uma região e outra. Mas esperamos que essas dicas simples que oferecemos até aqui o ajude a pesquisar com muito critério e escolher aquele pacote que irá atender com excelência a sua necessidade.

Sair da versão mobile