Ícone do site Tudo Cultura

O piseiro como fenômeno musical

Jovens dançando

Cheerful young woman singing on microphone while her friends are dancing at the party.

No meio da música brasileira, um dos fenômenos que vem conquistando lugar nas paradas musicais é o estilo piseiro, também conhecido como pisadinha. Muito comum nas festas nordestinas, esse gênero musical está inserido nas playlists de milhares de ouvintes espalhados pelo país, responsáveis pela maior visibilidade e sucesso que os artistas recebem. Músicas como “Pedaço de Pecado” ou “Letícia” viralizaram nos aplicativos de vídeos curtos, sendo apenas dois exemplos do gênero mais tocado no país.

Engana-se quem compara o piseiro ao forró tradicional. Mesmo com algumas semelhanças, o novo estilo musical tem ganhado força no cenário da música brasileira por misturar diferentes elementos e instrumento diferentes. Artistas como Zé Vaqueiro e João Gomes, são exemplos do grande sucesso dessa vertente musical em crescimento no Brasil. Além disso, o estilo já conquistou milhares de streamings nas plataformas digitais e indicações a prêmios relevantes dentro do nosso cenário musical.

Quer ir direto ao ponto? Navegue por tópicos:

Jovem dançando

De onde veio o “piseiro”

Em primeiro lugar, pode-se dizer que o piseiro ou pisadinha é uma evolução do forró tradicional. Essa evolução se deu através de incrementos musicais, como a adição de uma batida mais eletrônica, letras mais contemporâneas que retratam a realidade atual dos nordestinos e também, uma gama de artistas mais novos a frente desse estilo. Como relatado por Zé Vaqueiro: “A energia, a história, o modo que falamos de amor, a essência do povo nordestino, que é um povo que luta, que corre atrás, são as coisas que não podem ser perdidas no forró”, comentou o cantor.

Além disso, o estilo musical fez muito sucesso nas plataformas de streaming de música, colecionando mais de 100 milhões de plays por todo país. Zé Vaqueiro comentou sobre o estilo tão dançante: “Piseiro é o forró. A forma que a música é cantada, dançante e a energia são os motivos pelos quais o piseiro está no topo das plataformas digitais”, diz. De fato, o piseiro conquistou as paradas de sucesso e, também, tornou-se um dos hits mais tocados dentro das redes sociais.

Receba Novidades

Piseiro X Forró

O piseiro é um produto musical que resultou da evolução do forró durante as décadas. Com a adição de novas técnicas de som, instrumentos musicais e eletrônicos, o estilo está cada vez mais presente, em comparação com o forró tradicional na base da sanfona, triângulo e zabumba. Grandes nomes dessa vertente, como João Gomes, Os Barões da Pisadinha e Tarcísio do Acordeon, são os responsáveis por consolidar esse gênero no cenário da música brasileira e torná-lo um sucesso.

Nesse sentido, o forró continua sendo forró, no estilo de Xand Avião e Wesley Safadão, mas não se descarta a possibilidade da “mistura” de ritmos, assim como o funk com o sertanejo ou o bregafunk com o piseiro. São válidas essas experiências musicais para rechear a cultura brasileira e dar origem a novas oportunidades de vertentes musicais no Brasil.

Piseiro X Sertanejo

O sertanejo é um dos gêneros que mais está presente nas paradas de sucesso ao lado do piseiro. Isso porque, são os dois estilos mais ouvidos entre os brasileiros. No entanto, com a crescente tendência de parcerias musicais, hits como “Quero ver é me esquecer” do cantor sertanejo Jorge, da dupla Jorge e Mateus, e Os Barões da Pisadinha, só aproximam os dois públicos cada vez mais e reforçam a inexistência de uma possível rivalidade entre os gêneros. Assim como prova que esses gêneros estão mais misturados e próximos.

O crescimento do piseiro nas plataformas

Assim como as redes sociais deram extrema visibilidade para os artistas brasileiros, o crescimento do piseiro nas plataformas digitais é estrondoso, principalmente pelas restrições de shows e eventos durante a pandemia do coronavírus, que afetou o mercado da música brasileira e forçou a migração total do presencial para o meio digital. Hits como “Letícia” de Zé Vaqueiro, já soma mais de 282 milhões de visualizações no YouTube e “Recairei” do Os Barões da Pisadinha, com 350 milhões de visualizações na plataforma. Isso é prova do grande sucesso que o ritmo piseiro conquistou no cenário da música, caindo no gosto popular brasileiro, sobretudo no período de isolamento social.

Ouça o piseiro em qualquer lugar

Se você adora esse tipo musical e quer ouvir em qualquer lugar, você precisa ter uma internet de qualidade e rápida. Por isso, precisa conhecer

Para assistir suas aulas online e poder estudar com o auxílio da internet, é necessária uma conexão de ótima qualidade, sem interrupções, segura e com bom preço. Por isso, conheça os melhores pacotes de internet que o Melhores Ofertas oferece:

Sair da versão mobile