Os álbuns mais importantes do rap nacional
Que o RAP nacional é referência mundial, não é novidade pra ninguém. Felizmente, temos rappers que estão à nível internacional, trazendo temáticas importantes da nossa cultura, denunciando violências, trazendo uma nova visão para a história. Pensando nisso, trouxemos uma lista com alguns dos álbuns do gênero mais importantes da história nacional. Vem com a gente!
Mesmo muitas vezes sendo marginalizado, o rap se mostra como um gênero sólido e firme em suas crenças. Como no Tudo Pop temos espaços para todo o tipo de manifestação cultural, é claro que não poderíamos deixar o rap de fora. Você sabia que um livro baseado em um desses álbuns já foi leitura obrigatória de vestibular? Continue lendo para saber mais.
Vá direto ao ponto:
O rap nacional
Ainda no cenário internacional, o RAP começou a ganhar visibilidade na Jamaica, e posteriormente, levado para as localizações periféricas dos Estados Unidos, ainda em 1960. Mas foi apenas em 1986 que o gênero ganhou visibilidade no Brasil.
O RAP nacional teve como principal local de desenvolvimento, a grande cidade de São Paulo. Pelo fato de tratar de assuntos sociais e periféricos, o gênero ainda em seu surgimento, teve de enfrentar muito preconceito e marginalização do ritmo.
Apesar de não ser aceito por certos grupos da sociedade, o ritmo conseguiu ser consolidado no Brasil, e ganhar visibilidade e espaço na mídia radiofônica.
Os temas podem mudar de acordo com as mudanças que a sociedade sofrem, novos assuntos são abordados, novos temas fazem parte da vida de milhares de brasileiros, mas o RAP se mantém com seu compromisso de exposição das mazelas da sociedade, além de mostrar um futuro possível que encoraje jovens e adolescentes por todo o país.
Bom, mas hoje vamos falar sobre os álbuns que pavimentaram a estrada para os novos que aparecem na cena nacional. Vamos à lista?
Os álbuns mais importantes do rap nacional
Muito provavelmente, se você é fã de RAP, conhece a maioria dos álbuns que aqui serão citados. Nem por isso esse fato diminui a relevância de cada um deles, afinal, para a época que foram lançados se tratava de uma revolução através da música.
É necessário admirar, sobretudo, a coragem dos artistas de exporem os problemas enfrentados e não apenas mostrar as grandes qualidades que existem em nosso país. No contexto em que foram inseridos, você teria coragem de fazer o mesmo?
Sem mais delongas, vamos à lista!
1. Sobrevivendo No Inferno – Racionais MC’s (1997)
É claro que o primeiro álbum não poderia ser outro. Com “Sobrevivendo no Inferno” os Racionais MC’s se consolidaram como um dos maiores, se não, o maior grupo de rap de toda história nacional. Com um álbum enigmático, abordando assuntos como violência, a luta contra as drogas, e o tão conhecido Massacre do Carandiru. O álbum se tornou tão importante na visão sociológica, que acabou se tornando um livro e leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp. Não tem como negar a importância do álbum mesmo depois “1997 depois de Cristo”.
2. Traficando Informação – MV Bill (1999)
O nome muito sugestivo escolhido por Alex Pereira Barbosa, o Mv Bill, já nos dá uma ideia das principais temáticas sobre o álbum. Um álbum com muita consciência da importância da sua representação no mundo, com consciência da sua influência, Mv Bill conseguiu dar destaque a temas que estavam começando a serem falados. Não a toa, o rapper se mantém entre os mais importantes, sem abandonar a carreira e sua essência.
3.Rap é Compromisso – Sabotage (2000)
Como o nome do álbum já indica, muito mais do que um gênero musical, o rap se tornou um compromisso social, principalmente para Mauro Mateus dos Santos. O único álbum de estúdio lançado em vida do rapper Sabotage, “Rap é Compromisso”, em nenhum momento, mesmo após 22 anos perdeu sua relevância. Muito pelo contrário! Ainda é uma das maiores referências para toda uma geração que tem chegado na cena do rap. Com feats com Negra Li e Black Alien, Sabotage, mesmo com único álbum, deixou seu nome na história!
4. Nada Como Um Dia Após o Outro Dia – Racionais MC’s (2002)
Racionais MC’s de novo? Sim! “Nada Como Um dia Após o Outro Dia” é um dos álbuns mais marcantes do rap nacional. Com músicas como “Jesus Chorou”, “Negro Drama”, “Vida Loka pt. 1” e “Vida Loka pt. 2”, o grupo se consagrou com vozes importantes para os marginalizados. Sem perder a essência do RAP, os Racionais trouxeram samples novos, abordaram temas que tinham como objetivo levantar a autoestima de pessoas marginalizadas, sem, claro, deixar os temas de denúncia de lado. Faz frio em São Paulo e pra você tá sempre bom? Pros Racionais também!
5. Babylon By Gus, Volume I: O Ano do Macaco – Black Alien (2004)
Gustavo de Almeida Ribeiro, mais conhecido como Black Alien, é um rapper que, antes de lançar carreira solo, fez parte do grupo Planet Hemp. Com seu primeiro álbum de estúdio, Babylon By Gus, Volume I, Black Alien atingiu não só o público do rap, mas também do reggae. Misturando em suas rimas, inglês e português, o rapper se destacou por trazer, juntamente com temas de denúncia, temas como a vida a dois, e o romance, como, por exemplo na letra de “Como Eu Te Quero”. Um álbum com diversos samples, rimas muito bem pensadas, Gustavo de Nikiti (um de seus apelidos), se consagrou como um dos maiores rappers do Brasil.
Esses é o nosso TOP 5 dos álbuns mais marcantes e mais importantes do rap nacional. Obviamente, existem muitos outros que marcaram a geração e pavimentaram o caminho para a nova geração.
Tem algum álbum que você gostaria de ter visto na nossa lista? Qual incluiria? Você já ouviu todos esses? Vale a pena conferir cada um desses, e entender a temática de cada um desses álbuns, e a importância deles para a formação e composição da cultura brasileira.
Continue nos acompanhando, tem muita coisa boa no cenário brasileiro! Nos vemos na próxima!