Séries que irão te fazer refletir sobre a questão do racismo

 Séries que irão te fazer refletir sobre a questão do racismo

06 ago 2022

Nos dias de hoje, cada vez mais temos as plataformas de streamings e audiovisual como uma porta para abordar determinados assuntos que rodeiam nossa sociedade. Não seria diferente com a questão do racismo, enfrentado por milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no nosso Brasil. Por isso, se você quer entender melhor sobre o assunto de uma forma leve e descontraída, nós, do Tudo Pop, trouxemos algumas das melhores séries para você aprender e refletir sobre o assunto. 

Que o racismo existe é algo inegável, entretanto, algumas vezes, deixamos alguns episódios passarem desapercebidos, e esses mesmos episódios podem ser tão nocivos quanto àqueles que são retratados na Tv. Felizmente, temos fácil acesso à informação e podemos, a cada dia, aprender mais e nos tornar pessoas melhores, sendo mais respeitosas e empáticas com toda diversidade que há no mundo. Vem com a gente que o artigo está bem interessante! 

Vá direto ao ponto: 

Série "Todo mundo odeia o Cris"/Imagem da Web
Série: “Todo mundo odeia o Cris”/Imagem da Web

Por que falar sobre a questão do racismo é importante? 

Muitas vezes, podemos nos perguntar o motivo pelo qual abordar determinado assunto pode ser tão importante.  

Bom, se o racismo se baseia em um conceito de discriminação, que tem como pilar o preconceito e discriminação através de percepções sociais, baseadas em diferenças biológicas entre os povos, não tem a menor chance disso ser algo legal, né? Exatamente por isso, precisamos discutir e abordar o assunto. 

O racismo não apenas afeta a vida das pessoas que sofrem os atos em si, mas também é capaz de matar e destruir a vida de milhares e milhares de pessoas que costumamos chamar de “pessoas racializadas”.  

O fato é que, dentro de nossa sociedade, estamos acostumados com um padrão que beneficia determinados grupos sociais em razão de outros e, no fim, internalizamos esses padrões e seguimos nossa vida como se nada estivesse acontecendo. Porém, o que acontece é justamente o contrário.  

Vale lembrar que o racismo pode estar presentes em diversos tipos de atitudes, desde as mais evidentes, até nas mais sutis. Por isso, é necessário que o debate alcance toda a sociedade, para que haja uma mudança de comportamento e chegue até a raiz do problema, para que futuras gerações não sofram com esse tipo de preconceito.  

Infelizmente, basta uma pequena pesquisa na internet para encontrarmos casos de racismo que repercutiram nas mídias, como, por exemplo:  

  • Ofensas que foram proferidas contra o goleiro Aranha, do Santos, em um jogo contra o Grêmio na Copa do Brasil. Em um ato completamente infeliz, torcedores do Grêmio chamaram o jogador de “macaco”. 
  • Chissomo, mais conhecida como “Titi” Ewbank Gagliasso, filha do casal de atores Giovanna Ewbank e de Bruno Gagliasso, nascida no Malawi, foi hostilizada por comentários racistas nas redes sociais e em vídeos. O pai e a mãe da menina tomaram medidas legais contra o caso. 
  • Garoto negro e filho adotivo de um norte-americano que vive no Brasil, foi proibido de ficar na calçada de uma loja de grife onde o pai estaria fazendo compras. Sem saber que se tratava do filho de cliente, uma funcionária da loja disse ao menino que ele não poderia ficar lá. 

Esses são apenas alguns dos casos que ganharam maiores evidências, entretanto, no nosso dia-a-dia eles acontecem a todo mundo. Sabemos que o assunto pode ser pesado, mas é necessário falarmos, afinal, todos nós queremos um mundo melhor, não é mesmo? Apenas enfrentando o problema de frente, tocando na ferida, teremos o resultado esperado. 

Bom, então, vamos às dicas de séries?  

Dicas de séries que irão te fazer refletir sobre a questão do racismo 

Como dissemos, o audiovisual é uma das maiores portas para discussões sobre assuntos sociais, e um deles é o racismo. Com diretores, atores e atrizes, mesmo que de forma gradual, ganhando um maior espaço nas telas, o tema tem se tornado mais frequente nos filmes e séries.  

Confira a nossa lista: 

“Todo Mundo Odeia o Chris” 

Sim, a série lançada no ano de 2005, que conta a vida de Chris Rock, não se trata de mais uma série de comédia. Muito pelo contrário, nas entrelinhas temos muitas críticas e reflexões raciais na vida do adolescente e sua relação com sua professora, a famosa senhorita Morello. Então, da próxima vez que a assistir, já sabe, né? Preste atenção e irá saber do que estamos falando! 

“Um Maluco no Pedaço” 

A gente jura que não viemos trazer apenas séries mais antigas, mas é um fato que, de forma sútil, elas também trazem debates pertinentes sobre o assunto. “Um Maluco no Pedaço” é uma série de comédia, entretanto, a vida de Will e da família Smith é rodeada pelo racismo. E isso é notável entre as muitas risadas e a prima Hilary pedindo um novo cartão de crédito para o tio Phill. Em alguns episódios, a discussão é completamente explícita, não precisando de grandes interpretações para saber do que estamos falando. 

“Bell-Air”

Lançada recentemente, ‘Bell-Air’ é uma série de drama, que mais uma vez conta a história de Will Smith, é uma versão reimaginada da série “Um Maluco no Pedaço”, porém, com mais detalhes e com um pouco mais de aprofundamento na história de Will, antes de chegar à casa de seus tios. Deixando a comédia de lado, você verá episódios que abordam a questão racial de forma explicita e muito pertinente para os dias de hoje.  

“Atlanta” 

A série dirigida por Donald Gloover, que também atua na série, conta a história de Earn Marks (Donald Gloover), que sai da faculdade para virar agente do seu primo, que está começando a sua carreira no hip hop. A série fala sobre a falta de dinheiro da família, sobre brigas familiares e o efeito destrutivo das drogas. E claro, o racismo que Earn, Paper Boi, seu primo rapper, e Darius, amigo da dupla, sofrem ao longo dos episódios. O grande diferencial, é que Donald Gloover consegue misturar momentos tensos com momentos cômicos, e um pouquinho de tensão.  

“Irmandade” 

Série brasileira, estreada por Seu Jorge e Naruna Costa, conta a história de uma advogada que tenta tirar seu irmão, Edson (Seu Jorge) da prisão. É uma série com drama, tensão e muitos diálogos importantes sobre a vida na penitenciária, incluindo o racismo sofrido por cada um deles. Naruna, como a advogada Cris, sofre um dilema moral ao descobrir que o irmão, que tanto tenta ajudar, é o líder de uma facção criminosa. Com muitas reviravoltas e descobertas, é uma ótima série não só para refletir o racismo em sociedade, mas também, para refletir sobre o sistema penitenciário brasileiro.  

“Olhos Que Condenam” 

“Olhos Que Condenam” é uma minissérie que conta a vida de cinco jovens negros, que vivem um pesadelo após serem acusados, injustamente, de um ataque brutal, que acontece no Central Park. O que pouca gente sabe é que toda série é baseada em um caso real norte-americano, que aconteceu no ano de 1989. Mais uma vez, se trata de uma série que aborda a questão do racismo diretamente ligada ao encarceramento em massa de jovens por sua cor, mesmo que de forma injusta.  

Essa é a nossa lista para hoje. Mais uma vez, sabemos que não se trata de um assunto leve como estamos acostumados a trazer. Entretanto, o audiovisual também é feito de reflexões, com o objetivo de abrir nossos olhos para assuntos pertinentes que, querendo ou não, fazem parte da nossa sociedade. 

Esperamos que você tire o máximo de conhecimento possível e possa refletir sobre o assunto. Afinal, nunca é tarde para aprender, não é mesmo? Principalmente, se se tratar da criação de uma sociedade mais justa e humanitária para todos. 

Continue nos acompanhando! Esperamos você com mais dicas, até a próxima!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos